Se quiser participar, é só mandar um e-mail pra organizadora em juliadantas@gmail.com pra combinar uma data pro teu relato. Os participantes estão em Porto Alegre ou abandonaram a cidade temporariamente para a quarentena.

5.9.20

Dia 172: por Daniel Feix

Os sabiás cantam à meia-noite no Centro Histórico de Porto Alegre. O caminhão-pipa que lava o Viaduto da Borges faz tremer as venezianas de madeira das janelas do meu prédio quando aciona o jato de suas mangueiras, pouco antes da 1h. É pandemia, o vírus está entre nós e a contaminação é fácil, mas não há receio de aglomeração para os seis ou sete guris e gurias cantores que cruzam a Rua Duque às 2h35min.

Já estou na cama e, sem espiar lá fora, nunca sei se a sirene que ecoa alto aproveitando a acústica do viaduto, às 4h da manhã, é dos Bombeiros ou ambulância.

Antigamente, vizinhos ficavam incomodados com o que as reportagens do Jornal do Almoço anunciavam ser uma cracolândia na Marechal Floriano, entre a Duque e a Salgado – havia gritos diários, mas na hora em que os residentes já estavam todos recolhidos, período em que os motores de ônibus e motoboys dão trégua para podermos ouvir dos sabiás às sirenes.

Há menos tempo, o motivo da reclamação eram as famílias alojadas sob lonas nas calçadas da Borges. Nada que os caminhões-pipa não tenham resolvido, após reclamações junto aos órgãos assim chamados competentes.

Os ônibus começam a se fazer notar apenas às 6h, e não mais às 5h. Há menos deles, pelo que consigo calcular enquanto o despertador não toca. Certo que é a pandemia.

Já sei que são 8h quando chega o caminhão que traz lenha para alimentar as caldeiras do prédio ao lado do Everest. Sempre achei que fosse para o hotel, mas ele está fechado desde o fim de março. E o caminhão segue nos visitando, nem sempre pontual, mas respeitando o horário comercial. Respeitar o horário comercial é regra que moradores fazem ser lei no Centro Histórico de Porto Alegre.

Tenho dormido menos. Compenso o cansaço lembrando por que deixei de frequentar as reuniões de condomínio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário